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Estás a perder sono e a ganhar peso? Aqui revelamos como dar a volta

Estás a seguir as tuas dietas e a suar, mas os números na balança continuam a subir? Comer saudável e fazer exercício são definitivamente as maneiras certas de perder peso, mas há outra coisa fundamental que te podes ter esquecido. Dormir. É que isto pode ser um grande problema.

Uma boa qualidade do sono é extremamente importante. Não há como evitá-lo. Mas, por mais que nos lembremos disso, uma percentagem alarmante de pessoas ainda não dorme o suficiente. Em vez das 8 horas recomendadas por noite, damos apenas uma média de 6,8. E com graves consequências.

Falta de sono, de facto, não afecta apenas a tua saúde geral, mas também impede que percas peso. Sim, a sério.

É assim como que uma má noite de sono atrasa a perda de peso

1. Comer em excesso e um metabolismo mais lento

Não dormir o suficiente altera o equilíbrio hormonal e deteriora a produção das "hormonas da fome", grelina e leptina. Porquê que deves preocupar-te com isto?

Porque com menos leptina e mais grelina, vais sentir mais fome e queimar menos calorias durante os processos metabólicos. O que também significa que será mais provável que armazenes gordura.

2. Desejos loucos (nocturnos) por comida

Quando não dormes bem há algum tempo, o cortisol - a chamada "hormona do stress" - aumenta. O que acontece a seguir é que começas a desejar alimentos gordurosos e açucarados.

Combinado com o desequilíbrio de leptina-grelina e, sejamos honestos, com um baixo auto-controlo, que rapidamente se intensifica em trincar e petiscar sem sentido, ainda mais à noite!

3. Acumulação de gordura

Sabias que uma única noite de privação do sono pode causar tanta resistência à insulina quanto 6 meses numa dieta rica em gordura? Hmmm... desculpa, resistência à insulina? Deixa-nos explicar.

A insulina é a hormona que permite que as nossas células absorvam o açúcar no sangue da corrente sanguínea, para que possam usá-la como energia. Quando as nossas células se tornam resistentes à insulina, é impossível absorver todo o açúcar no sangue. Como resultado, o corpo armazena-a como gordura e em todos os lugares errados.

Como podes ver, não obter os teus ZZZes hoje pode significar muito mais do que te sentires um pouco grogue e sonolento no dia seguinte. Realmente pode ser a exacta a razão pela qual o teu peso está a aumentar em vez de descer!

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