Os quilos regressam sempre: 4 erros comuns

Perdeste a esperança de voltar a vestir as tuas calças favoritas uma vez mais? Já experimentaste dietas diferentes, contaste calorias, passaste horas e horas no ginásio... Os resultados, pelo menos os permanentes, não estão lá? O mais provável é que a razão esteja num dos quatro erros mais comuns. Verifica se também os cometes!

Obviamente, existem maneiras certas e erradas de perder peso. O problema com todos nós é que sempre procuramos uma dieta que funcione rapidamente. Os maiores erros que nos levam a recuperar os quilos perdidos (talvez acrescentado mais alguns) surgem da nossa impaciência.

Se tens problemas de excesso de peso desde a escola secundária, pesas mais e mais a cada ano que passa e/ou achas que tens algum desequilíbrio hormonal, provavelmente cometes pelo menos um destes erros.

1. Comer demasiado

Sim, este é um erro bastante óbvio. Existem muitas dietas famosas que tentam convencer-te de que podes comer o máximo de nutrientes que quiseres. Este é um erro muito comum que pode aumentar os níveis de ingestão de calorias.

FACTO: Todos os meta-estudos mostraram que algumas dietas trazem resultados mais rápidos do que outras dietas, no entanto, o elemento mais importante de qualquer dieta é o déficit calórico. Com palavras simples: deves consumir mais calorias do que aquelas que ingeres.

2. Não comer o suficiente

Embora possa parecer o contrário do que acabamos de dizer, é um erro igualmente frequente. Fazemos tudo aquilo que queremos para perder peso rapidamente. Para dietas mais rápidas, uma quantidade extremamente baixa de calorias é importante. Se já viste um plano alimentar com menos de 1200 calorias - é exatamente disso que estamos a falar.

A solução mais rápida para esses quilos extras (de acordo com as necessidades metabólicas basais - a quantidade de energia necessária para sobreviver e trabalhar) é reduzir ao mínimo a ingestão de calorias. Mas só se fizeres atividade física.

Se comeres menos e visitares regularmente o ginásio ou correres todas as manhãs, uma catástrofe acontecerá. Porquê? Porque este método de perda de peso não é nada mais que passar fome. E o teu corpo vai desligar-se da pior maneira possível.

 Provavelmente já ouviste falar que o metabolismo diminui se comermos menos do que o nosso corpo precisa. Mas nem toda a gente percebe o porquê de ser um problema tão grande.

O metabolismo lento é um mecanismo de sobrevivência (não te esqueça de que o teu corpo pensa que estás com fome). O corpo desacelera as funções menos importantes e usa menos energia. Se o teu corpo precisa de menos energia, podes comer menos para não recuperar todos os quilos.

Se estiveres com fome, poderás notar os seguintes sintomas:

⦁ Fraqueza

⦁ Ciclo menstrual irregular

Não consegues perder mais quilos

⦁ Apesar de seres fisicamente ativo, não consegues estar em forma

⦁ Não tens vontade de comer

⦁ Disturbios de sono

Inchaços

E quando finalmente te resignas... começas a acumular os quilos de forma extremamente rápida.

3. Não tomas bastante proteínas

Este erro está relacionado ao problema anterior. Porquê? A partir do erro número 1, entendemos que o metabolismo basal determina a nossa ingestão calórica mínima. Um facto importante é que o nosso metabolismo basal - pelo menos em parte - é determinado pelos nossos músculos.

Quanto mais músculos tivermos, mais energia precisamos - mesmo se descansarmos o dia todo. Isso, pelo menos em parte, é a razão pela qual os homens e as pessoas mais altas podem comer mais. Eles têm mais massa muscular e, portanto, precisam de mais calorias.

Qual é a função das proteínas? Portanto, proteínas - especialmente aminoácidos - constroem os nossos músculos.

Se não tomarmos proteína suficiente (que está diretamente ligada a dietas rápidas ou perda de peso devido à fome), o nosso corpo destruirá os músculos para se poder alimentar.

Os resultados? Menos massa muscular! E consequentemente um metabolismo mais lento. A perda de peso vai parar e os quilos retornarão. O efeito yo-yo diz-te alguma coisa?

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