Como incluir os alimentos que te apetecem nas tuas refeições sem perder o progresso

Costumar fazer umas cheat meals? Não o faças. Em vez disso, faz isto.

Sentes que perdes a cabeça depois de um hambúrguer? Talvez uma pizza ou um gelado?

Os desejos de comida são normais. Depois de seguir uma dieta saudável durante algum tempo, normalmente mudam e alinham mais com as regras da tua dieta, por vezes desaparecem à medida que chegam: num piscar de olhos, mas por vezes persistem...

O que fazer quando os desejos de comida não desaparecem

Algumas pessoas, quando fazem dieta, notam um anseio por alimentos específicos que não desaparecem. Neste caso, quando um desejo alimentar te aborrece durante alguns dias (ou mais), é melhor incorporá-lo numa refeição normal.

No entanto, aplicam-se algumas regras:

  • Sê honesto/a contigo mesmo/a. Se os conseguires fazer desaparecer, fá-lo. Continuas a fazer uma dieta, com um objectivo específico, recordas-te?
  • Se decidires seguir o teu desejo de comer, o controlo das doses será extremamente importante. Se sabes que o que estás a desejar é a tua comida desencadeante (exageras sempre com ela) tenta evitar esta situação.
  • Combina-os com os teus campeões de dieta, tais como legumes não amiláceos.

Como é que esta táctica se parece na prática

Salgados
Usa o teu prato normal e divide-o em quartos

1 - Vegetais não amiláceos

Melhores opções: legumes de folhas verdes, cenouras, aipo, beterraba vermelha, alho, cebola, feijão verde, pimentão, pepino, tomate, legumes crucíferos (couve-flor, brócolos), alcachofras, cogumelos.

Dose: 2 punhados ou mais, se tiveres fome.

2 - O que desejas

Dose: Enche apenas 1/4 do teu prato com a comida desejada.

Exemplos: hambúrguer, fatia de pizza, batatas fritas, massa bolonhesa...

Doce

Usa um copo de sobremesa e divide-o em quartos.

1 - Base de Sobremesa Saudável

Melhores opções: gelado de baixo teor de gordura, iogurte grego, abacate amassado com cacau em pó cru e adoçante, bagas, creme de proteínas para barrar, queijo fresco com proteínas em pó

Dose: 1/2 da tua tigela

2 - O que desejas

Dose: Enche apenas 1/4 do teu prato com a comida desejada.

Exemplos: gelado, bolo, biscoitos, chocolate de leite...

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