7 dicas para acelerar o metabolismo

Um metabolismo rápido é a chave para ficar em forma. Mas às vezes acontece que, mesmo que estejamos atentos à nutrição e tendo uma atividade física regular, o metabolismo pára e consequentemente também a perda de peso. Então, fizemos uma lista de mudanças minúsculas de estilo de vida que aumentarão o teu metabolismo.

1. Aproveita todas as oportunidades para mexer o corpo

Usa as escadas em vez do elevador, vai trabalhar a pé ou sai numa paragem antes ou estaciona o carro a 5 minutos do trabalho, levanta-te a cada hora que passe e estica-te, caso tenhas um trabalho sedentário. Todos estes truques pedem pouco de ti, mas trazem excelentes resultados e aceleram o metabolismo.

2. Treina, mas não exageres

Estando numa dieta sem treino, sim leva à perda de peso, mas com o tempo, e infelizmente, também à perda de massa muscular e de volta a um metabolismo lento. O nosso corpo acostumar-se-á a queimar menos e perderá a tonicidade, porque é graças à síntese de proteínas, com as quais as calorias são queimadas, que o corpo é mantido tonificado e os músculos bem definidos. Cuidado com isso! O treino mais eficaz é um pouco mais longo e menos intensivo - se, por exemplo, usas pesos, escolhe os menos pesados e faz mais repetições.

3. Não fiques com fome

Se consumires menos de 1200 calorias por dia, o teu metabolismo vai diminuir a velocidade e começar a acumular gordura! Na verdade, o teu corpo pensará que a comida é escassa e transformará tudo que comes em reservas de gordura - na forma de pneuzinhos! Portanto, tem cuidado para comeres moderadamente e de forma variada: carboidratos com muitas fibras (grãos integrais, vegetais e frutos da estação), boas proteínas (carne magra e peixe) e gorduras saudáveis (azeite, sementes, frutos secos). Caso pratiques desporto, a quantidade mínima das calorias ingeridas deve ser entre 1400 e 1700.

4. Diz 'não' a uma dieta monótona

Como já mencionado, o metabolismo diminui se ingerir poucas calorias. Mas isso acontece mesmo que a ingestão calórica seja sempre a mesma. Todos nós ficaríamos aborrecidos se tivessemos o mesmo almoço todos os dias, certo? O truque está aqui: come diferentes alimentos todos os dias com diferentes teores de gordura, carboidratos e proteínas. Um exemplo? Isso faz com que os carboidratos prevaleçam um dia, o dia após as proteínas e o dia seguinte as gorduras e assim por diante. Mas, tenta colocar sempre uma dose de vegetais no prato!

5. Usa vinagre na salada

As nossas avós já disseram que a salada deve ser temperada com azeite e vinagre. O ácido acético, de facto, estimula a queima de gorduras e acelera o metabolismo. E a escolha de vinagres é vasta - podes escolher entre balsâmico, de vinho, de maçã e assim por diante.

6. Não te esqueças do peixe

O peixe, especialmente a gordura que contém, é rico em ácidos gordos ómega 3, que estimulam o funcionamento da tiróide e aceleram o metabolismo. Que peixe deves escolher? O salmão, atum ou peixe azul são a melhor escolha, especialmente se consumidos regularmente.

7. Verde!

O chá verde, o café verde e as algas marinhas são substâncias que aceleram o metabolismo e promovem a perda de peso. Elas são frequentemente usados em tratamentos anti-celulite, emagrecedores e de perda de peso. Então tenta consumir 1 ou 2 chávenas de chá verde por dia para despertar o teu metabolismo. O café verde e as algas marinhas podem ser encontrados nos produtos SlimJOY!

 

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